O DISCÍPULO QUE DEUS QUER QUE SEJAMOS!

Atos 9:10-20

 

Todos conhecem muito bem o Apóstolo Paulo, porém poucos sabem quem foi Ananias!

Ananias não era um Apóstolo! Não era um Sacerdote! Não era um Diácono! Também não era um Profeta!

Era simplesmente um servo, discípulo do Senhor Jesus. Um crente fiel que sabia discernir bem a voz e a vontade do Senhor.

Imagino que ele deva ter ouvido na sua Igreja uma palavra de alerta e de advertência para que os irmãos tomassem o máximo de cuidado e cautela porque o mais terrível e cruel perseguidor da Igreja naqueles dias, o soldado romano Saulo de Tarso, obtivera dos Principais Sacerdotes autorização para perseguir e prender todos os cristãos de Jerusalém e circunvizinhança... Havia serissima ameaça no ar! O risco era muito grande!

Com todas estas informações e preocupações o servo Ananias se põe a orar... De repente, o seu Deus lhe aparece numa visão e lhe ordena que vá à rua que se chama "direita", à casa de um homem chamado Judas, e que procure exatamente pelo homem chamado Saulo, apelidado de Tarso... Ananias com um jeitinho todo especial fala a Deus... "Senhor, de muitos tenho ouvido a respeito desse homem, quantos males tem feito aos teus santos em Jerusalém..." Atos 9:13. Porém o Senhor lhe ordena: "Vai, porque este é para mim um instrumento escolhido para levar o meu nome perante os gentios e reis, bem como perante os filhos de Israel..." Então Ananias foi e, entrando na casa, impôs sobre ele as mãos, e já chamou-o de irmão, e disse: "o Senhor me enviou para que recuperes a visão e fiques cheio do Espírito Santo" Atos 9:17. Esta foi a sua missão... Saulo saiu dali transformado num novo homem, veio a ser o abençoado Apóstolo Paulo que todos nós conhecemos.

Nos dias atuais Deus busca discípulos como Ananias... Que sejam :-

 

1. OBEDIENTES A DEUS (V.10)

Não basta aprender a ouvir a voz de Deus. É preciso dispor-se a obedecer ao mandado do Senhor! Ananias mesmo correndo sérios riscos humanos que poderiam afetar gravemente a sua rotina de vida, se dispos a obedecer a Deus, colocando o reino de Deus e a Sua Vontade realmente em primeiro lugar! Deus busca hoje discípulos obedientes em qualquer circunstância.

 

2. QUE SEJAM CAPAZES DE PERCEBER A VONTADE DE DEUS ATÉ NOS DETALHES (V. 11-13)

Ananias soube controlar as emoções em meio a visão para discernir bem o que Deus estava mostrando e falando. Percebeu nos mínimos detalhes o que Deus lhe estava requerendo...:- 1) ir à uma rua; 2) que se chamava "direita"; 3) à casa de um homem chamado Judas; 4) procurar por Saulo de Tarso, que Deus escolhera para seu serviço; 5) o qual seria achado "orando"; 6) deveria impor sobre ele as mãos e orar por ele para:- 6.1) que recuperasse a vista; 6.2) para que fosse cheio do Espírito Santo. Por entender bem a vontade de Deus até mesmo nos detalhes, não houve nenhum erro. Deu tudo certo! Exatamente de acordo com a vontade de Deus. Nos dias em que vivemos hoje há muitas missões especiais que Deus quer confiar a servos que sejam capazes de perceber tudo nos mínimos detalhes, entender bem, e fazer tudo certinho!

 

3. QUE CREIAM PIAMENTE QUE DEUS PODE TRANSFORMAR VIDAS (V.13-16)

Ananias creu que Deus era poderoso para transformar a vida de Saulo de Tarso. Tanto creu que, ao entrar na casa foi logo chamando Saulo de "irmão"! (v.17)! Nestes dias Deus quer discípulos assim, que ao pregar, ao ministrar a alguém, o faça crendo piamente que Deus é capaz de transformar o mais vil pecador em um santo! Que faça a obra com fé!

 

 

4. QUE COMPARTILHE A UNÇÃO COM OUTRAS PESSOAS (V.17-18)

Deus não precisava ter cegado a Saulo e nem ter enviado Ananias lá para orar por ele para que recuperasse a visão e fosse cheio do Espírito Santo. Contudo aprouve a Deus usar o servo Ananias para este serviço! Moisés repartiu da unção que estava sobre ele com os Anciãos escolhidos para julgar as causas do povo de Israel... Eliseu pediu e recebeu porção dobrada do Espírito que estava sobre Elias. Saulo recebeu a unção de Deus através da ministração de Ananias! Hoje não é diferente! O Deus que nos enche e nos coroa com toda sorte de bênçãos nas regiões espirituais em Cristo quer que compartilhemos com outros as bênçãos recebidas. Deus quer hoje discípulos ministradores!

CONCLUSÃO:-

Disponha-se hoje a ser um verdadeiro discípulo do Senhor, obediente à sua voz, com aguçado grau de discernimento espiritual para perceber o que Deus está pedindo até nos detalhes, que ao realizar a obra de Deus, creia que ele é poderoso para transformar vidas e tenha prazer em separar um tempo para repartir com outros as bênçãos e unção que de Deus você tem recebido.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

LÂMPADA PARA OS MEUS PÉS É A TUA PALAVRA.

Texto: Sl: 119:105

 A Palavra de Deus contém os princípios espirituais que nos ajudarão a evitar tristezas, ciladas e tragédias causadas por decisões e escolhas erradas. Portanto, devemos ter em grande estima a sua sabedoria, e sermos fiéis aos seus preceitos em todas as circunstâncias da vida (vv. 106, 112).

 O número 119 de Salmo contém 48 aspectos da palavra de Deus

(1)       A lei do Senhor (VV- 1, 18)

1 Bem-aventurados os que trilham caminhos retos e andam na lei do SENHOR.

18 Desvenda os meus olhos, para que veja as maravilhas da tua lei.

(2)       Um registro dos seus testemunhos (vv  2, 14, 31, 36)       

            2 Bem-aventurados os que guardam os seus testemunhos e o buscam de todo o oração.

            14 Folgo mais com o caminho dos teus testemunhos do que com todas as riquezas.

            31 Apego-me aos teus testemunhos; ó SENHOR, não me confundas.

(3)       Uma revelação dos seus caminhos (vv. 3, 15)

            3 E não praticam iniqüidade, mas andam em seus caminhos.

            15 Em teus preceitos meditarei e olharei para os teus caminhos.

(4)       Um código dos seus preceitos (vv. 4,15)

            4 Tu ordenaste os teus mandamentos, para que diligentemente os observássemos.

            15 Em teus preceitos meditarei e olharei para os teus caminhos.

 

Propósito

Os salmos, como orações e louvores inspirados pelo Espírito, foram escritos para, de modo geral, expressarem as mais profundas emoções íntimas da alma em relação a Deus.

 

(1) Muitos foram escritos como orações a Deus, como expressão de

(a) confiança, amor, adoração, ação de graças, louvor e anelo por maior comunhão com Deus;

(b) desânimo, intensa aflição, medo, ansiedade, humilhação e clamor por livramento, cura ou vindicação.

(2) Outros foram escritos como cânticos de louvor, ação de graças e adoração, exaltando a Deus por seus atributos e pelas grandes coisas que Ele tem feito.

(3) Certos salmos contêm importantes trechos messiânicos.

 O Livro de Salmos ante o NT

 Há 186 citações dos salmos no NT, o que ultrapassa qualquer outro livro do AT.

É fato claro que Jesus e os escritores do NT conheciam muito bem os salmos, e que o Espírito Santo usou muitas passagens do livro nos ensinos de Jesus, bem como em ocasiões em que Ele cumpriu as Escrituras como o Messias predito:

 

por exemplo, o breve Salmo 110 (com sete versículos) é mais citado no NT do que qualquer outro capítulo do AT.

 

Ele contém profecias sobre Jesus como o Messias, como o Filho de Deus e como sacerdote eterno, segundo a ordem de Melquisedeque.

 

Outros salmos messiânicos referentes a Jesus no NT são: 2; 8; 16; 22; 40; 41; 45; 68; 69; 89; 102; 109 e 118. Referem-se a:

 

(1) Jesus como profeta, sacerdote e rei;

(2) sua primeira e sua segunda vinda;

(3) sua qualidade de Filho de Deus e seu caráter;

(4) seus sofrimentos e morte expiatória; e

(5) sua ressurreição. Resumindo: os salmos contêm algumas das profecias mais minuciosas de todo o AT a respeito de Cristo e, a cada passo, vemo-las fartamente entretecidas na mensagem dos escritores do NT.

 

 

 

 

Dc: Levy Lopes Filho

Alto da Cruz – Colombo PR

07062010

ESTUDOS BÍBLICO